Nome popular:
Espada
Habitat:
O peixe espada existe em praticamente todo o litoral brasileiro, vivendo ao redor de ilhas dentro e fora de baías. Podem atingir até 2 metros de comprimento e 4 Kg de peso.
Técnicas de pesca:
Deve-se utilizar equipamento de ação média pesada, composto de vara para linhas de 10 a 20 Lbs, carretilha ou molinete com capacidade para 100 m de linha com 0,40 mm de diâmetro e anzóis tipo maruseigo de tamanho 4/0 a 6/0 ou garateias 1/0 a 2/0.
Existem várias formas de se pescar o peixe espada já que ele vive tanto em locais fundos como rasos. Pode-se utilizar bóia, de preferência luminosa, pois costuma-se pescar à noite. Para se pescar com iscas naturais, deve-se utilizar pequenos peixes como a sardinha, por exemplo.
As iscas artificiais de meia água também são eficientes, tanto na modalidade de corrico como na de arremesso, de preferência as iscas com 11 a 13 cm, cores prateadas que imitem uma sardinha por exemplo.
Dica: Preste atenção ao recolher a isca, pois este peixe gosta de persegui-la, podendo atacá-la até minutos antes do pescador terminar o recolhimento.
Atenção: Muito cuidado ao manusear o peixe quando fisgado, use sempre uma luva pega peixe ou um alicate boca grip para auxiliá-lo a remover o anzol da boca do peixe, o espada tem dentes afiadíssimos que podem causar sérios danos se presos às nossas mãos.
Se estiver pescando embarcado, procure segurá-lo logo abaixo da cabeça com força, para que o peixe não tenha como movimentar-se em direção a sua mão, alguns pescadores mais experientes batem com a cabeça do peixe na borda da embarcação, fazendo o mesmo ficar desnorteado.
Melhor época: Durante todo o ano, oscilando um pouco de acordo com as alterações climáticas, no verão costumam ser capturados os maiores exemplares.
Tamanho mínimo: Liberado
CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES
· Leve sempre diferentes tipos de iscas
· Para iscar a sardinha, use sempre um iscador com cabo para sua segurança
· Use garatéias de acordo com o tamanho da sua isca
· Restos de peixes são excelentes para serem usados como ceva
· Tenha muito cuidado ao remover o peixe do anzol, procure usar sempre um alicate como apoio
· O espada costuma atacar iscas com mais de 11 cm de comprimento
· A cor prata ou cromado atrai muito a atenção do peixe
· Em pescarias noturnas procure usar boias luminosas
· O espada tem o hábito de caçar suas presas entre meia água e superfície
POR QUE PESCAR O PEIXE ESPADA?
· Trata-se de uma pescaria muito vibrante e intensa
· Proporciona brigas excelentes aos pescadores
· Não requer nenhuma habilidade técnica específica
· Sua carne é muito saborosa e apreciada
(Fonte: site pescanapraia.com)